Conecte-se Conosco
 

Bem-Estar e Prevenção

Mounjaro: remédio para perda de peso reduz risco de diabetes em 94%

Publicado

em

saaudee.com - imagem.freepik

Um estudo clínico em fase final mostrou que o uso da tirzepatida – princípio ativo dos medicamentos Mounjaro e Zepbound, da farmacêutica Eli Lilly – reduz em até 94% o risco de diabetes tipo 2 em adultos com sobrepeso ou obesidade diagnosticados com pré-diabetes.

A tirzepatida simula a ação de dois hormônios intestinais, o GLP-1 e o GIP. Esses hormônios melhoram o controle do açúcar no sangue e ajudam a suprimir o apetite.

A pesquisa, conduzida pela farmacêutica Eli Lilly, comparou o uso das injeções semanais de tirzepatida com o de um placebo entre 1.032 participantes.

O experimento teve duração de aproximadamente três anos. Ao final desse período, as pessoas que usaram a tirzepatida tiveram o risco de desenvolver diabetes tipo 2 reduzido em 94%.

Além de reduzir significativamente o risco para diabetes, os voluntários que usaram a dose semanal de 15 mg de tirzepatida também perderam, em média, 22,9% do peso corporal. Os participantes do grupo placebo emagreceram apenas 2,1%.

“A obesidade é uma doença crônica que coloca quase 900 milhões de adultos no mundo todo em risco aumentado de outras complicações, como diabetes tipo 2”, afirmou o vice-presidente sênior da Eli Lilly, Jeff Emmick, em comunicado à imprensa.

Os pesquisadores destacam que a probabilidade de uma pessoa com mais de 45 anos desenvolver diabetes a partir do estágio de pré-diabetes varia de acordo com o perfil de cada paciente em torno de 9% a 14%.

Uso contínuo

Os voluntários foram examinados novamente três meses após o fim do experimento. Os participantes que pararam de tomar a tirzepatida começaram a recuperar o peso perdido, e tiveram alguma progressão para diabetes tipo 2.

Emmick avalia que os dados reforçam os potenciais benefícios clínicos do tratamento a longo prazo para pessoas que vivem com obesidade e pré-diabetes.

O resultado ainda é preliminar e precisa passar pela revisão de outros cientistas antes de ser publicado. A previsão é de que ele seja divulgado em novembro, durante a Semana da Obesidade 2024, que acontecerá em San Antonio, no Texas.

Fonte: metropoles.com/saude/

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Continue Lendo e Compartilhando!

Gostou desta matéria? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar. Não se esqueça de compartilhar com as pessoas que você mais ama!

Estamos também no INSTAGRAM e no TIKTOK. Siga-nos para ficar por dentro das últimas novidades e dicas de saúde!

Leia mais conteúdos como este: saaudee.com

TENDÊNCIA