Conecte-se Conosco
 

Câncer

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Publicado

em

saaudee.com - imagem.pixabay

Estudo realizado por pesquisadores da Fundação do Câncer revelou que o tabagismo é responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão entre homens e mulheres no Brasil.

Os resultados foram apresentados no 48º encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting (GRELL 2024) na Suíça, nesta quinta-feira (16).

Impacto do Tabagismo

O epidemiologista Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer, destacou em entrevista à Agência Brasil que o câncer de pulmão tem uma relação direta com o hábito de fumar.

“O câncer de pulmão tem uma relação direta com o hábito do tabagismo. Podemos dizer que é o responsável hoje pela grande maioria dos cânceres que temos no mundo, e no Brasil em particular.”

Cigarro Eletrônico

Scaff alerta que o cigarro eletrônico pode aumentar ainda mais as mortes por câncer de pulmão relacionadas ao tabagismo. Ele mencionou que, apesar de ser promovido como uma ferramenta para parar de fumar, o cigarro eletrônico muitas vezes leva ao vício.

“O cigarro eletrônico causa uma doença pulmonar grave e aguda, denominada Evali, que pode levar a óbito, além de ter outros problemas adicionais, como explosão da bateria, causando queimaduras graves.”

Custos do Câncer de Pulmão

O estudo indica que ele gera gastos anuais de cerca de R$ 9 bilhões no Brasil, incluindo custos diretos com tratamento, perda de produtividade e cuidados com os pacientes. A indústria do tabaco cobre apenas 10% dos custos totais relacionados a doenças causadas pelo tabagismo, que chegam a R$ 125 bilhões anuais.

“O tabagismo não causa só o câncer de pulmão, mas também outras doenças graves, como destruição dos dentes, lesões de orofaringe, enfisema, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e AVC”, explicou Scaff.

Estimativas e Projeções do Câncer de Pulmão

Para 2024, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de 14 mil novos casos da doença em mulheres e 18 mil em homens no Brasil.

Dados da International Agency for Research on Cancer (IARC) indicam que, se o comportamento do tabagismo se mantiver, a incidência da doença pode aumentar mais de 65% e a mortalidade mais de 74% até 2040.

Prevalência Regional

A pesquisa revelou que o Sul do Brasil tem a maior incidência, com 24,14 novos casos por 100 mil homens e 15,54 novos casos por 100 mil mulheres, superando a média nacional. O Sul também apresenta o maior índice de mortalidade por câncer de pulmão.

Escolaridade e Faixa Etária

O estudo mostrou que a maioria dos pacientes com câncer de pulmão tem nível fundamental de escolaridade. Entre os homens, 74% dos casos estão na faixa etária de 40 a 59 anos, enquanto entre as mulheres, 65% dos casos estão nessa mesma faixa etária.

Notícia adaptada da Agência Brasil.

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil | Agência Brasil (ebc.com.br)

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Leia mais conteúdos como este: Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para usuários da PrEP

Se você gosta de estar com as informações sempre atualizadas fique com a gente!

TENDÊNCIA