Conecte-se Conosco
 

Diabetes

Manter o estado pré-diabético após o diagnóstico reduz o risco de morte décadas depois

Publicado

em

saaudee.com - imagem.freepik

Um novo estudo publicado na revista PLOS Medicine revelou que indivíduos com diagnostico de pré-diabetes podem melhorar significativamente sua saúde a longo prazo ao atrasar o início do diabetes tipo 2 por apenas quatro anos, através de mudanças na dieta e exercícios físicos.

Importância do Estudo

O diabetes tipo 2 é uma doença que aumenta o risco de morte e incapacidades graves, além de trazer um impacto econômico substancial para indivíduos e sociedades. No entanto, pessoas com pré-diabetes podem tomar medidas preventivas para adiar o aparecimento da doença, o que pode resultar em melhores resultados de saúde.

Detalhes da Pesquisa

Pesquisadores analisaram dados de 540 participantes do Estudo de Prevenção de Diabetes Da Qing, realizado na China. Este estudo começou em 1986 e acompanhou os participantes por mais de 30 anos.

Os indivíduos, todos diagnosticados com pré-diabetes, foram divididos em grupos que seguiram diferentes intervenções no estilo de vida: dieta saudável, aumento da atividade física, ou ambos.

Resultados Significativos

Os resultados mostraram que aqueles que conseguiram adiar o início do diabetes por pelo menos quatro anos apresentaram um risco significativamente menor de morte e de sofrer eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, em comparação com aqueles que desenvolveram diabetes mais cedo.

Benefícios a Longo Prazo

Mesmo adiando o diabetes por um período curto, os participantes experimentaram benefícios substanciais na saúde. Os dados indicam que prolongar o estado de pré-diabetes, mesmo por alguns anos, pode oferecer uma proteção significativa contra complicações graves.

Conclusão e Recomendações

Guangwei Li e sua equipe do Hospital da Amizade China-Japão sugerem que as intervenções de estilo de vida são cruciais para pessoas com pré-diabetes. “Este estudo mostra que prolongar o estado de não-diabetes em pessoas com tolerância à glicose prejudicada pode ter grandes benefícios para a saúde e reduzir a mortalidade”, afirmam os pesquisadores.

Essas descobertas sublinham a importância de intervenções precoces e consistentes, como adotar uma dieta saudável e aumentar a atividade física, para melhorar a saúde a longo prazo e reduzir os riscos associados ao diabetes tipo 2.

Referência

PLOS. “Adiar o diabetes com dieta e exercícios por quatro anos resulta em melhor saúde a longo prazo.”  <www.sciencedaily.com/lançamentos/2024/07/240709184206.htm>.

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Leia mais conteúdos como este: Hepatites Virais: Conheça os Serviços Oferecidos pelo SUS para Tratamento, Diagnóstico e Prevenção

Se você gosta de estar com as informações sempre atualizadas fique com a gente!

TENDÊNCIA