Conecte-se Conosco
 

Doenças Cardiovasculares

Exercício Pode Proteger Pessoas com Pressão Alta

Publicado

em

saaudee.com - imagem.pixabay

Novo estudo sugere que atividades físicas e exercício intensos podem ajudar a prevenir problemas de memória e demência em pessoas com hipertensão.

Pessoas com pressão alta têm um risco maior de desenvolver problemas de memória e até demência. Mas um novo estudo da Universidade Wake Forest indica que a prática de exercícios físicos intensos mais de uma vez por semana pode ajudar a reduzir esse risco.

O Que o Estudo Descobriu

As descobertas foram publicadas na revista Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association. Segundo Richard Kazibwe, MD.

Professor assistente de medicina interna da Universidade Wake Forest e principal autor do estudo, “sabemos que o exercício físico traz muitos benefícios, como reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. Agora, descobrimos que ele também pode retardar a perda de memória.”

Histórico do Estudo SPRINT

Em 2015, o estudo Systolic Blood Pressure Intervention Trial (SPRINT) mostrou que controlar intensamente a pressão arterial pode reduzir doenças do coração e o risco de morte. O estudo começou em 2009 e incluiu mais de 9.300 participantes com hipertensão, todos com 50 anos ou mais.

Resultados do SPRINT MIND

Em 2019, o estudo complementar SPRINT MIND revelou que controlar intensamente a pressão arterial em pessoas mais velhas reduz significativamente o risco de desenvolver problemas leves de memória, que podem levar à demência.

Como o Exercício Ajuda na Memória

Os pesquisadores examinaram se a prática de exercícios intensos, pelo menos uma vez por semana, poderia ajudar a prevenir problemas de memória. Eles descobriram que pessoas que fazem exercícios vigorosos uma ou mais vezes por semana têm menos problemas de memória e demência.

Kazibwe destacou que quase 60% dos participantes faziam exercícios intensos pelo menos uma vez por semana, mesmo aqueles com 75 anos ou mais. “É uma boa notícia que mais idosos estão se exercitando. Isso mostra que quem entende a importância do exercício tende a se exercitar mais.”

Observações e Considerações Finais

Os pesquisadores notaram que os benefícios dos exercícios intensos eram mais fortes para pessoas com menos de 75 anos. Kazibwe concluiu que “embora o estudo mostre que exercícios vigorosos podem ajudar a preservar a memória em pessoas com pressão alta, precisamos de mais pesquisas para confirmar esses resultados.”

Fazer exercícios físicos intensos regularmente pode ser uma forma eficaz de proteger a memória em pessoas com hipertensão. Este estudo destaca a importância do exercício para manter a saúde do cérebro, especialmente em quem tem pressão alta.

Adaptado de Atrium Health Wake Forest Baptist

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Leia mais conteúdos como este: saaudee.com

Se você gosta de estar com as informações sempre atualizadas fique com a gente!

TENDÊNCIA