Conecte-se Conosco
 

Primeiros Socorros

Sangramento Nasal: O que Fazer e Quando é Necessário um Médico

Publicado

em

saaudee.com - imagem.freepik

A hemorragia ou sangramento nasal é um problema muito frequente na população, que se apresenta de diversas formas. Apesar disso, são poucos os casos considerados graves; entenda

A primeira grande divisão é relacionada à presença ou não de trauma. Caso o sangramento nasal seja associado a uma queda, acidente ou outro tipo de trauma, via de regra deve-se levar a pessoa a um serviço de saúde. 

Já os sangramentos nasais não relacionados ao trauma, ou espontâneos, são o assunto deste texto. Na medicina, são chamados de epistaxe quando a origem anatômica do sangramento é dentro das fossas nasais. 

Em termos anatômicos, também dividimos os sangramentos nasais em dois tipos: anteriores ou posteriores. No primeiro caso, o sangramento ocorre na parte da frente do nariz, correspondendo a 90-95% dos casos; os sangramentos posteriores pegam artérias mais importantes, são bem mais raros, porém mais graves – e mais comuns em pessoas com mais de 50 anos de idade. 

O QUE FAZER DIANTE DE UM SANGRAMENTO NASAL ESPONTÂNEO?

A primeira medida a fazer é se aproximar da pessoa e verificar se de fato é apenas um sangramento nasal e se não houve história de trauma. 

Feito esse “exame” inicial, acalme a pessoa e proceda com os seguintes passos

  • Posicionamento: sente a pessoa numa cadeira e peça que incline levemente a cabeça para a frente, abaixando-a. 
  • Compressão: faça uma pressão externa nas duas narinas, usando os dedos e de preferência com um pano limpo. Atenção, essa pressão deve ser feita na transição onde o nariz deixa de ficar mais rígido para a região mais mole e cartilaginosa. Deve durar pelo menos 5 minutos, chegando até 10 minutos. 
  • Gelo: pode ser feita ao mesmo tempo da medida anterior ou logo depois. Colocar um pano gelado ou uma pequena bolsa de gelo, não esquecendo de fazer a compressão. 
  • Respiração: parece óbvio, mas é importante falar para a pessoa se concentrar e respirar pela boca, visto que o nariz está sangrando e você está fazendo uma compressão. 

QUANDO PROCURAR UM SERVIÇO MÉDICO EM CASO DE SANGRAMENTO NASAL?

Quando as medidas anteriores não surtirem efeito ou o sangramento começar a piorar, ou ainda recorrer várias vezes, ou seja, ir e voltar, é necessário buscar atendimento médico imediato. 

Outra possibilidade é a pessoa já ser sabidamente portadora de alguma doença na coagulação do sangue, como as hemofilias. 

Ainda, merecem cuidado especial as pessoas idosas, especialmente se > 70 anos. 

Por fim, caso você consiga observar que ao abrir a boca há um grande volume de sangue descendo pela garganta, do tipo jorrando, é possível que seja um daqueles sangramentos mais perigosos, o sangramento posterior. Neste caso também é necessário atendimento médico imediato. 

REFERÊNCIAS

ALIEM – Academic Life in Emergency Medicine. Epistaxis Management in the Emergency Department: A helpful mnemonic. 2017. Disponível em: https://www.aliem.com/epistaxis-management-emergency-department-mnemonic/. Acesso em: 30 mai 2024. 

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Saúde. Manual de Primeiros Socorros para Leigos. 2022. 

TAMING THE SRU – Emergency medicine tamed. Mastering minor care: management of epistaxis. 2020. Disponível em: https://www.tamingthesru.com/blog/2020/2/2/minor-care-series-management-of-epistaxis. Acesso em 30 mai 2024.

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Leia mais conteúdos como este: saaudee.com

Se você gosta de estar com as informações sempre atualizadas fique com a gente!

TENDÊNCIA