Conecte-se Conosco
 

Transtornos Mentais

Nova Compreensão de Como os Antidepressivos Funcionam

Publicado

em

saaudee.com - imagem.pixabay

Pesquisadores revelam que os antidepressivos clássicos são eficazes ao restaurar a comunicação entre regiões do cérebro, proporcionando alívio da depressão.

Um novo estudo realizado por pesquisadores do Campus Médico Anschutz da Universidade do Colorado traz uma nova perspectiva sobre o funcionamento dos antidepressivos no tratamento da depressão. Publicado na revista Molecular Psychiatry, o estudo enfatiza a importância desses medicamentos e visa ressignificar a conversa clínica sobre seu papel no tratamento da depressão.

Como os Antidepressivos Atuam no Cérebro

Antidepressivos clássicos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), aumentam os níveis de serotonina no cérebro. A serotonina é um mensageiro químico associado ao bem-estar e à felicidade. No entanto, pesquisas recentes mostraram que a depressão não é causada simplesmente pela falta de serotonina. Então, como esses medicamentos continuam sendo eficazes?

A Nova Teoria dos Pesquisadores Sobre Antidepressivos 

O Dr. Scott Thompson, professor de psiquiatria da Universidade do Colorado, explica que a melhor evidência de alterações no cérebro em pessoas com depressão é a falha na comunicação entre certas regiões cerebrais. Regiões responsáveis pela recompensa, felicidade, humor e autoestima não se comunicam adequadamente, prejudicando suas funções.

Os pesquisadores propõem que os antidepressivos funcionam ao restaurar a força das conexões entre essas regiões do cérebro. Esse processo, conhecido como neuroplasticidade – a capacidade do cérebro de se reorganizar formando novas conexões neurais – ajuda a “destravar” os circuitos cerebrais de um estado patológico, restaurando a função cerebral saudável.

Dr. Thompson compara essa teoria a um carro preso em uma vala, que precisa de um caminhão de reboque para ser retirado e voltar a se mover livremente.

O Que é Transtorno Depressivo Maior (TDM)?

O Transtorno Depressivo Maior, ou TDM, é uma forma grave de depressão que afeta significativamente o humor, comportamento e várias funções físicas, como sono e apetite. Pessoas com TDM muitas vezes perdem o interesse em atividades que antes gostavam e podem se sentir tristes ou sem esperança por longos períodos.

Implicações para o Tratamento da Depressão

Os pesquisadores esperam que essa nova estrutura ajude os profissionais de saúde a explicar melhor aos pacientes como os antidepressivos funcionam. Isso pode melhorar a aceitação do tratamento entre aqueles que estão apreensivos em relação aos medicamentos.

“A comunicação pública sobre a eficácia dos antidepressivos e o papel da serotonina tem sido negativa e muitas vezes perigosa. No entanto, é importante enfatizar que, se um tratamento ou medicação está funcionando para você, ele salva vidas”, afirma o Dr. C. Neill Epperson, coautor do estudo e presidente do departamento de psiquiatria da Universidade do Colorado.

Benefícios dos Antidepressivos

Os antidepressivos, ao promover a neuroplasticidade, ajudam a restaurar a comunicação normal entre as regiões do cérebro responsáveis pela regulação do humor e bem-estar. Isso resulta em uma melhora significativa nos sintomas de depressão para muitos pacientes.

Compreender que os antidepressivos promovem a neuroplasticidade e ajudam a restaurar a comunicação normal no cérebro pode ajudar a ressignificar a conversa clínica sobre esses medicamentos. A pesquisa reforça a importância dos antidepressivos no tratamento da depressão, oferecendo uma nova perspectiva sobre como eles funcionam.

Adaptado de Universidade do Colorado Anschutz Medical Campus

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Leia mais conteúdos como este: saaudee.com

Se você gosta de estar com as informações sempre atualizadas fique com a gente!

TENDÊNCIA