Conecte-se Conosco
 

Câncer

Câncer de mama: apenas 30 minutos de exercícios já beneficiam pacientes

Publicado

em

saaudee.com - imagem.freepik

Estudo mostra que meia hora de atividade física pode aumentar a quantidade de glóbulos brancos que combatem células cancerígenas na corrente sanguínea.

Praticar exercícios físicos traz benefícios diversos para a saúde como um todo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se pratique, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada ou intensa por semana, o que equivale a 30 minutos diários.

Essa recomendação está alinhada com um novo estudo que mostra que meia hora de exercícios físicos já é suficiente para pacientes com câncer de mama obterem benefícios contra o tumor.

Pesquisa e Descobertas

De acordo com pesquisadores da Universidade de Turku, na Finlândia, a prática de exercícios por 30 minutos pode aumentar a proporção de glóbulos brancos que destroem tumores na corrente sanguínea de pacientes com câncer de mama. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Immunology no final de junho.

O Papel dos Glóbulos Brancos

Os glóbulos brancos são células que compõem nosso sistema imunológico e ajudam no combate a bactérias, vírus e câncer. No entanto, nem todos os glóbulos brancos destroem células cancerígenas. Essa função é realizada por células T citotóxicas e células assassinas naturais.

Por outro lado, alguns tipos de glóbulos brancos podem promover o crescimento do tumor, como as células T reguladoras e células supressoras derivadas de mieloide.

“O equilíbrio de diferentes tipos de glóbulos brancos determina se o sistema imunológico trabalha para destruir o câncer ou para apoiá-lo.

Se houver mais células destruidoras de câncer do que células promotoras de câncer na área do tumor, o corpo é mais capaz de combater o câncer”, explica a autora principal, pesquisadora de doutorado Tiia Koivula, da Universidade de Turku.

O Estudo

Para entender como o exercício físico pode influenciar no equilíbrio de células do sistema imunológico. 20 pacientes recentemente diagnosticadas com câncer de mama, que ainda não haviam iniciado seus tratamentos, foram submetidas a 30 minutos de exercícios físicos em uma bicicleta ergométrica, em intensidade à escolha da participante.

Amostras de sangue foram coletadas das pacientes em repouso, antes da pedalada, durante e após o exercício. Essas amostras foram analisadas para calcular a quantidade dos diferentes tipos de glóbulos brancos, comparando as quantidades antes e depois do exercício.

Resultados Promissores

Enquanto as pacientes pedalavam, a quantidade de glóbulos brancos aumentou na corrente sanguínea, principalmente as células T citotóxicas e células assassinas naturais, que atuam destruindo células tumorais.

Por outro lado, o número de células T reguladoras e células supressoras derivadas de mieloides, que são promotoras do câncer, não mudou. Além disso, a proporção de células assassinas naturais em relação à contagem total de glóbulos brancos aumentou significativamente na corrente sanguínea, enquanto a proporção de células supressoras derivadas de mieloides diminuiu.

Observações realizadas

“Foi observado que o número de quase todos os tipos de glóbulos brancos diminuiu de volta aos valores de repouso uma hora após o exercício. Com o conhecimento atual, não podemos dizer para onde os glóbulos brancos vão após o exercício, mas em estudos pré-clínicos, células destruidoras de câncer foram vistas migrando para a área do tumor”, afirma Koivula.

Por outro lado, o estudo descobriu que quanto maior o tumor na mama, menor o número de células assassinas naturais aumentava. Se o câncer de mama era positivo para receptor de estrogênio e/ou progesterona, o número de células T citotóxicas aumentava menos do que em cânceres negativos para receptor de hormônio.

Considerações sobre o Estudo

O estudo reforça a importância do exercício físico para pacientes com câncer de mama, demonstrando benefícios significativos na imunidade e no combate ao câncer.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente os mecanismos envolvidos, os resultados sugerem que mesmo exercícios moderados podem ter um impacto positivo na saúde e no tratamento de pacientes com câncer de mama.

Referência

Adaptado da CNN Brasil.

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Leia mais conteúdos como este: Hepatites Virais: Conheça os Serviços Oferecidos pelo SUS para Tratamento, Diagnóstico e Prevenção

Se você gosta de estar com as informações sempre atualizadas fique com a gente!

TENDÊNCIA