Diabetes
Açúcar no sangue pode impactar sua vida sexual; entenda como
Quando a maioria das pessoas pensa em açúcar, provavelmente não está pensando na vida sexual, mas, sim, em sobremesas. O açúcar gera sensação de bem-estar no momento em que é consumido, mas com o tempo, seu excesso pode impactar em momentos mais íntimos da vida.
Em 2025, as injeções de GLP-1 (como Ozempic e Mounjaro) para ajudar a controlar o açúcar e perder peso ganharam popularidade. Essa nova classe de medicamentos ajudou muitas pessoas a conquistar ganhos significativos de saúde — incluindo melhora no açúcar no sangue, perda de peso — e até melhorias na vida sexual das pessoas (porque também podem estar dormindo melhor).
Mas também é preciso prestar mais atenção à causa raiz: o amor pelo açúcar e seus efeitos indiretos no humor, metabolismo, sexo e muito mais.
Seu açúcar no sangue está normal?
A maioria das pessoas associa açúcar no sangue ao diabetes, mas poucas sabem o que é “normal”.
Os níveis de açúcar no sangue podem ser verificados em tempo real com um simples furo no dedo, por meio de um monitor caseiro de glicose ou por dispositivos vestíveis como os monitores contínuos de glicose (aqueles aparelhos do tamanho de uma moeda que você pode ver no braço de algumas pessoas), que fornecem feedback dos níveis de glicose ao longo do dia.
O que é possível ver quando esse teste é feito? Confira, a seguir, a faixa de referência da Associação Americana de Diabetes para níveis de glicose no sangue. Esses números devem ser verificados por um médico qualificado para que o diagnóstico seja confirmado.
Açúcar no sangue em jejum (sem comer por pelo menos oito horas):
- Normal: abaixo de 100 mg/dL (miligrama por decilitro);
- Pré-diabetes: 100 a 125 mg/dL;
- Diabetes: 126 mg/dL ou mais.
Açúcar no sangue aleatório (feito a qualquer hora do dia):
Diabetes é geralmente diagnosticado se os níveis estiverem em 200 mg/dL ou mais, acompanhados de sintomas.
O teste rápido de glicose oferece um retrato momentâneo, mas há um exame laboratorial que conta toda a história — a hemoglobina glicada, ou hemoglobina A1c.
O que é hemoglobina A1c e por que ela importa?
Esse exame de sangue mede a porcentagem de proteínas de hemoglobina no sangue que têm glicose ligada a elas — dando ao paciente e aos profissionais de saúde uma visão da média do açúcar no sangue nos últimos dois a três meses. Isso torna esse exame um indicador confiável de como o corpo lida com a glicose ao longo do tempo.
Veja como a Associação Americana de Diabetes classifica:
- Normal: A1c abaixo de 5,7%;
- Pré-diabetes: 5,7% a 6,4%;
- Diabetes: 6,5% ou mais.
No trabalho como cirurgião, checar o A1c antes de qualquer procedimento — especialmente os que envolvem implantes — é prática padrão. Níveis elevados de A1c estão fortemente ligados a uma recuperação ruim, riscos de infecção e complicações cirúrgicas. Então, seja um grande procedimento urológico ou outro qualquer, manter o controle da glicose importa mais do que a maioria das pessoas imagina.
O que o açúcar alto no sangue faz à sua vida sexual
Saúde sexual raramente é a primeira coisa que as pessoas associam ao açúcar no sangue, mas níveis cronicamente elevados podem afetar a intimidade — para todos.
Nos homens, o açúcar alto pode danificar os nervos e vasos sanguíneos essenciais para conseguir e manter a ereção. Com o tempo, isso pode se manifestar como disfunção erétil, antes mesmo do diagnóstico ou suspeita de diabetes. O açúcar alto também pode reduzir os níveis de testosterona, diminuindo o desejo sexual e a energia.
Muitos dos pacientes que não fazem exames de rotina com seus médicos procuram ajuda por conta de mudanças no desempenho sexual — só para depois descobrirem que seu açúcar no sangue está descontrolado. Para esses pacientes, a primeira pista de que algo estava errado não foi sede, mudanças de peso ou cansaço (sintomas mais comuns e precoces do diabetes) — foi a dificuldade na cama.
Fonte: cnnbrasil.com.br/saude/
![]()
Continue Lendo e Compartilhando!
Gostou desta matéria? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar. Não se esqueça de compartilhar com as pessoas que você mais ama!
Estamos também no INSTAGRAM e no TIKTOK. Siga-nos para ficar por dentro das últimas novidades e dicas de saúde!
Leia mais conteúdos como este: saaudee.com
-
Transtornos Neurológicos2 anos atrásTecnologia e inovação no tratamento de transtornos neurológicos
-
Maio7 meses atrásCordel: “Maio Amarelo – Ato Pela Vida no Trânsito”
-
Extras1 ano atrásUPA: Você sabe o que precisa sobre a Unidade de Pronto Atendimento
-
Abril8 meses atrásCordel: “02/04 – Teia de Cores do Autismo”
-
Paródias da Semana2 anos atrásDescobrindo a “paródia alimentação saudável”
-
Paródias da Semana2 anos atrásA paródia “Dengue”: Uma ferramenta divertida de conscientização!
-
Transtornos Neurológicos1 ano atrásDescobrindo a linguagem do autismo: Como falar sobre o assunto
-
Transtornos Neurológicos2 anos atrásAvanços recentes no tratamento de transtornos neurológicos
