Conecte-se Conosco
 

Extras

Como reduzir o desperdício de alimentos? Veja 3 dicas práticas

Publicado

em

saaudee.com - imagem.pixabay

Milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos apenas nos Estados Unidos. Mais precisamente, cerca de 35 milhões de toneladas, segundo o mais recente relatório da ReFED.

A organização sem fins lucrativos, focada na redução do desperdício de alimentos, estima que 31% dos alimentos cultivados e produzidos nos EUA não são vendidos ou consumidos.

Metade de todo o desperdício de alimentos vem dos consumidores. “Isso inclui tanto as compras do supermercado — como os morangos que estragam na sua geladeira — quanto aquela refeição que você pediu no restaurante e comeu apenas metade, ou as sobras que você levou para casa e não comeu”, explicou Sara Burnett, diretora executiva da ReFED.

Esse desperdício causa enormes danos ao nosso planeta, ressaltando que 35 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados “equivalem à emissão de 154 milhões de toneladas métricas de carbono, aproximadamente o mesmo que dirigir 36 milhões de carros de passageiros por um ano, e consome 9 trilhões de galões de água, o equivalente a cerca de 13 milhões de piscinas olímpicas.”

Apenas no Dia de Ação de Graças, a ReFED estimou que 320 milhões de libras de alimentos — no valor de US$ 550 milhões — serão jogados fora em um único dia.

Segundo Burnett, a quantidade de desperdício não está diminuindo mesmo com a inflação e o aumento dos preços dos alimentos, e o custo desse desperdício continua crescendo.

Devemos isso às nossas carteiras e ao planeta: fazer o possível para reduzir qualquer desperdício. Felizmente, existem várias maneiras de preservar ingredientes frescos para consumo a longo prazo — secando, congelando, enlatando, fazendo conservas, assando e reaproveitando-os.

“Quando eu estava aprendendo a cozinhar, se uma receita me dizia para cortar e descartar o talo da couve, eu fazia isso. Eu não sabia que era comestível, e não conhecia os impactos do desperdício de alimentos”, diz Lindsay-Jean Hard, escritora do grupo gastronômico Zingerman”s e autora do livro “Cooking With Scraps: Turn Your Peels, Cores, Rinds, and Sems Into Delicious Meals” (“Cozinhando com Sobras: Transforme suas Cascas, Miolos, Cascas e Talos em Refeições Deliciosas”, em tradução livre).

“A educação é uma peça fundamental: questionar nossas suposições, nos educar e depois compartilhar esse conhecimento com outros para que todos possamos fazer um pouco melhor”, observou ela.

Veja, a seguir, algumas maneiras úteis de evitar o desperdício de alimentos:

Tenha um plano alimentar

O chef Michele Casadei Massari sugeriu implementar sistemas simples em casa que funcionem para você, como uma “caixa de oportunidades” na geladeira, contendo “pedaços aparados e etiquetados prontos para se transformarem em sopa, salada ou fritata.”

“Compre menos, mas com mais frequência, armazene corretamente, faça porções prévias e dê a cada item um “plano de segunda vida” no dia em que chegar”, diz Massari, CEO e chef executivo do Restaurante Italiano Lucciola em Manhattan, por e-mail.

Hard aproveita essas sobras e as incorpora em fritatas e stratas. “Ambas são ótimas receitas coringa, (o que significa que) são fáceis de preparar… e podem incorporar todo tipo de restos e sobras.”

Seu conselho para se aprofundar na culinária sem desperdício é escolher um ou dois ingredientes que você não está acostumado a usar, como pão amanhecido ou folhas de legumes-raiz, e começar a incorporá-los em seu preparo — depois adicione mais conforme for avançando. (Lembre-se que pedaços de pão podem ser congelados para outras receitas, e vegetais podem ser conservados em conserva ou congelados para caldos.)

“Muitos cozinheiros domésticos já são realmente conscientes sobre o aproveitamento de alimentos, seja por necessidade, por terem crescido assim ou por terem aprendido. Outros de nós ainda não são”, diz. Mas podemos chegar lá.

Não enxágue seus potes

Claire Dinhut, criadora de conteúdo e autora de “The Condiment Book: Unlocking Maximum Flavor With Minimal Effort” (“O Livro dos Condimentos: Desbloqueando o Máximo de Sabor com Mínimo Esforço” em tradução livre), é uma grande defensora do uso de cada gota de sabor em qualquer produto em pote ou garrafa que você tenha em mãos. Ela demonstra essa estratégia em seus vídeos “nunca lave um pote”, que publica nas redes sociais.

Um pote quase vazio de mostarda Dijon ou maionese é a oportunidade perfeita para fazer um molho para salada, ela mostra nos vídeos, e um pote de geleia praticamente vazio pode se transformar no recipiente ideal para uma tigela de iogurte, pudim de chia e muito mais.

“Minha coisa favorita que tenho feito neste verão é — sabe, sempre amei matcha, mas não percebia que gostava de diferentes sabores”, diz Dinhut. “Então agora, sempre que termino um pote de geleia, coloco leite nele na noite anterior e, na manhã seguinte, já tenho um leite saborizado delicioso.”

Não descasque cenouras

É importante questionar qualquer receita e nossas ideias sobre as partes aproveitáveis de cada ingrediente. Quem disse que você precisa descascar batatas ou cenouras?

“Ter um senso de curiosidade e questionar seus hábitos — você realmente precisa descascar aquela cenoura? — é uma mentalidade útil para começar”, diz Hard.

Os restos podem até funcionar como intensificadores de sabor por si só, como no caso de uma receita de pão de banana da Zingerman”s Bakehouse, uma padaria artesanal em Ann Arbor, Michigan, que usa a banana inteira, incluindo a casca, explicou Hard.

“Além de reduzir o desperdício de alimentos, incluir a casca dá ao pão um sabor mais intenso de banana, sendo um ótimo exemplo de algo que realmente fica mais gostoso quando feito com ‘sobras'”, acrescenta.

Você pode encontrar a receita do pão de banana, em inglês, no “Celebrate Every Day”, um livro de receitas da Zingerman”s que Hard coescreveu. Uma versão da receita também está disponível aqui (também em inglês).

Fonte: cnnbrasil.com.br/saude/

Imagem própria: SAAUDEE.COM

Continue Lendo e Compartilhando!

Gostou desta matéria? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar. Não se esqueça de compartilhar com as pessoas que você mais ama!

Estamos também no INSTAGRAM e no TIKTOK. Siga-nos para ficar por dentro das últimas novidades e dicas de saúde!

Leia mais conteúdos como este: saaudee.com

TENDÊNCIA